Um dia de workshops, exibições de filmes, discussão e dança, aberto a todos.
Como pode a festa ser um instrumento de transformação dos espaços? Pode a dança ser um instrumento para uma mobilidade urbana mais justa e sustentável? Um ano depois da série de fóruns de movimento experimental, o Theatrum Mundi e à la sauvette apresentam um dia de dança e debate, levando-nos a um Wonderland onde essas ideias se tornam realidade.
À tarde, duas oficinas interactivas gratuitas convidam-nos a abrir os olhos e o corpo com o movimento colectivo conduzido por Takako Hasegawa (Dancing Architects) e Rafael Alvarez (Bodybuilders).
À noite, aprofundamos essas ideias com leituras, discussões e filmes do Theatrum Mundi e do à la sauvette, questionando qual o papel da dança nas políticas da cidade. Junte-se à conversa e explore uma instalação inspirada na pista de dança, no jardim do MNAC.
Os actos podem ser vivenciados individualmente ou em sequência, como parte de um dia imersivo no contexto da exposição Multiplicidade.
Programa
Acto 1 Care – Takako Hasegawa
14h30 – 16h30: Oficina gratuita
Como podem novas formas de interdisciplinaridade entre «fazer a cidade» e «fazer a dança» ajudar a engendrar o cuidado dos corpos no espaço? Takako Hasegawa vai abrir as nossas percepções face a diferentes corpos e experiências em relação à cidade, para que o mundo se torne um lugar melhor.
—
Acto 2 Body Maps – Rafael Alvarez
17h – 19h: Oficina gratuita
Como se relacionam os nossos corpos com os objectos à sua volta e como navegamos em todas essas micro-relações? Rafael Alvarez vê o corpo como um mapa, como uma possibilidade de viajar, de se reunir e de se isolar.
—
Acto 3 Wonderland – Theatrum Mundi & à la sauvette
19h30 — 20h: Topographies of Body and Landscape
Exibição do filme que documenta uma pesquisa de movimento coreográfico e experiências espaciais durante o Movement Forum Lisbon Lab do Theatrum Mundi em Outubro de 2021. Produzido pela Metafilmes e realizado por Vítor Hugo Costa.
—
20h — 21h: Encounters
Lançamento de livro sobre dança, espaço e política do movimento, que documenta o programa Movement Forum do Theatrum Mundi produzido como parte do Programa Europeu 2021 da Future Architecture. Editado por Fani Kostourou e Elahe Karimnia e publicado pela Theatrum Mundi Editions.
Que papel pode a coreografia desempenhar no desafio das injustiças da mobilidade? Como podemos criar e proteger espaços para o movimento transformador? Pode a pista de dança ser considerada sagrada?
Convidamos Meriem Chabani, Bolseira LINA 2022-23, para responder a essas perguntas e cruzar essas questões com o seu trabalho em espaços públicos, culturais e sagrados e com o envelhecimento nas cidades.
—
Leituras do livro Encounters
Discussão:
Fani Kostourou – Theatrum Mundi
Elahe Karimnia – University of the West of England
John Bingham-Hall – Theatrum Mundi
Meriem Chabani – New South
—
21h — 22h: Moving Layers
Por que não dançam as pessoas nas ruas hoje? Através de uma instalação e um DJ set das Ilhas Canárias, o colectivo à la sauvette e o artista visual Carlos S. Peña desafiam a nossa relação corporizada com as celebrações colectivas e o espaço físico.
Organização
Theatrum Mundi, à la sauvette
No âmbito do programa Temporada Portugal-França 2022 da Saison Croisée.
Co-financiado pelo Institut Français & Instituto Camões e o GEPAC – Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais no âmbito da Temporada Portugal-França 2022, o Instituto Canario de Desarrollo Cultural, o Centro de Arte La Regenta e o CCA Gran Canaria-Cabildo de Gran Canaria.
Participantes
Elahe Karimnia, Rafael Alvarez, Meriem Chabani, Takako Hasegawa
Autorias
Elahe Karimnia, Fani Kostourou, John Bingham-Hall, Pablo Castillo Luna, Ernesto Ibáñez Galindo, Héctor Suárez